Wrap de Falafel: Wraps Recheados com falafel, Vegetais e Molho Tahine

Tempo de leitura: 8 minutos

Wrap de Falafel

Você já ouviu falar de wrap de falafel? É uma deliciosa opção de lanche ou refeição, que combina pão sírio ou tortilha com bolinhos de grão-de-bico fritos, salada fresca e molho tahine.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

O falafel é um prato típico do Oriente Médio, mas que conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo. Neste artigo, vamos te mostrar 5 motivos para experimentar wrap de falafel, e como prepará-lo em casa de forma simples e saudável.

O que é Wrap de Falafel?

O wrap de falafel é uma forma de consumir o falafel, que é um bolinho de grão-de-bico temperado com ervas e especiarias, e frito em óleo quente.

O falafel é originário do Egito, mas se popularizou em países como Israel, Líbano, Síria, Turquia e outros.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

O wrap de falafel consiste em enrolar o falafel em um pão fino, como o pão sírio ou a tortilha, e adicionar vegetais frescos, como alface, tomate, pepino, cebola, salsa, hortelã e outros. Além disso, o wrap de falafel é regado com um molho cremoso à base de tahine, que é uma pasta de gergelim torrado, água, limão e sal.

O wrap de falafel é uma refeição completa, que combina carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis. Além de ser muito saboroso, o wrap de falafel é vegano, ou seja, não contém nenhum ingrediente de origem animal.

Isso faz dele uma ótima opção para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, ou para quem quer reduzir o consumo de carne.

Como Fazer Wrap de Falafel em Casa?

Fazer wrap de falafel em casa é mais fácil do que você imagina. Você só precisa de alguns ingredientes básicos, que podem ser encontrados em qualquer supermercado ou loja de produtos naturais.

Veja a seguir os passos para preparar o seu wrap de falafel caseiro:

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

  • Para fazer o falafel, você vai precisar de grão-de-bico seco, alho, cebola, salsa, coentro, cominho, sal, bicarbonato de sódio e óleo para fritar. O primeiro passo é deixar o grão-de-bico de molho em água por pelo menos 8 horas, ou de um dia para o outro. Depois, escorra e seque bem o grão-de-bico, e bata no processador ou liquidificador com os demais ingredientes, até formar uma massa homogênea e firme. Faça bolinhas com a massa, e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel toalha, e reserve.
  • Para fazer o molho tahine, você vai precisar de tahine, água, limão, sal, alho e páprica. Basta misturar todos os ingredientes em uma tigela, até obter um molho cremoso e liso. Ajuste o sal e o limão a seu gosto, e reserve.
  • Para montar o wrap de falafel, você vai precisar de pão sírio ou tortilha, alface, tomate, pepino, cebola roxa, salsa e hortelã. Lave e pique os vegetais, e reserve. Aqueça o pão em uma frigideira ou no forno, e coloque sobre um prato. Espalhe um pouco de molho tahine sobre o pão, e distribua os vegetais por cima. Coloque alguns bolinhos de falafel, e regue com mais molho tahine. Enrole o pão, e corte ao meio. Seu wrap de falafel está pronto para ser saboreado!

Quais são os Benefícios do Wrap de Falafel para a Saúde?

O wrap de falafel é uma refeição nutritiva e equilibrada, que traz diversos benefícios para a saúde.

Veja alguns deles:

  • O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína vegetal, que ajuda na formação e manutenção dos músculos, ossos, pele, cabelos e unhas. Além disso, o grão-de-bico contém fibras, que auxiliam na digestão, no controle do colesterol e da glicose, e na sensação de saciedade. O grão-de-bico também é rico em ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
  • O tahine é uma ótima fonte de gorduras insaturadas, que são benéficas para o coração, o cérebro e a pele. O tahine também contém antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. O tahine ainda fornece cálcio, ferro, zinco, cobre, selênio e vitaminas E e B1, que contribuem para a saúde dos ossos, dos nervos, do sangue e do sistema imunológico.
  • Os vegetais frescos são fontes de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, que têm ação anti-inflamatória, anti-cancerígena, imunoestimulante e detoxificante. Os vegetais também fornecem água e volume, que ajudam na hidratação e na redução do apetite. Além disso, os vegetais adicionam cor, sabor e textura ao wrap de falafel, tornando-o mais atraente e apetitoso.

Quais são as Variações do Wrap de Falafel?

O wrap de falafel é um prato versátil, que pode ser adaptado de acordo com o seu gosto e criatividade. Você pode variar os ingredientes do falafel, do molho tahine e dos vegetais, e criar combinações diferentes e deliciosas.

Veja algumas sugestões:

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

  • Você pode substituir o grão-de-bico por outras leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha ou soja, e obter falafels de sabores e cores variados. Você também pode adicionar outros temperos ao falafel, como páprica, curry, gengibre, pimenta, noz-moscada e outros.
  • Você pode incrementar o molho tahine com outros ingredientes, como iogurte, maionese, mostarda, mel, ervas, queijo, azeitona, alcaparra e outros. Você também pode trocar o molho tahine por outros molhos, como hummus, babaganoush, coalhada, tzatziki, pesto e outros.
  • Você pode escolher os vegetais que mais gosta, ou que estão na época, para rechear o seu wrap de falafel. Você pode usar cenoura, beterraba, abobrinha, berinjela, couve, espinafre, rúcula, agrião, repolho, brócolis, couve-flor e outros. Você também pode acrescentar frutas, como abacate, manga, maçã, uva, damasco e outros, para dar um toque doce e refrescante ao seu wrap de falafel.

Quais são as Dúvidas Comuns sobre o Wrap de Falafel?

O wrap de falafel é um prato simples, mas que pode gerar algumas dúvidas.

Veja as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o wrap de falafel:

  • O wrap de falafel é saudável?

Sim, o wrap de falafel é saudável, desde que seja preparado com ingredientes de qualidade, e consumido com moderação. O wrap de falafel é uma refeição completa, que fornece carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis.

No entanto, o wrap de falafel também pode ser calórico, principalmente se o falafel for frito em excesso de óleo, ou se o molho tahine for muito gorduroso. Por isso, é recomendado usar uma frigideira antiaderente, e moderar na quantidade de molho.

Você também pode optar por assar o falafel no forno, em vez de fritar, para reduzir a gordura.

  • O wrap de falafel é sem glúten?

Depende dos ingredientes que você usar. O falafel em si é sem glúten, pois é feito de grão-de-bico, que é um alimento naturalmente livre de glúten. O molho tahine também é sem glúten, pois é feito de gergelim, que é uma semente.

No entanto, o pão sírio ou a tortilha podem conter glúten, pois são feitos de farinha de trigo, que é um cereal que contém glúten. Por isso, se você tem intolerância ou alergia ao glúten, ou segue uma dieta sem glúten, você deve verificar o rótulo do pão ou da tortilha que você comprar, ou usar uma versão sem glúten, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou especializadas.

  • O wrap de falafel é picante?

Não necessariamente. O wrap de falafel pode ter um sabor mais ou menos picante, dependendo dos temperos que você usar. O falafel pode levar pimenta, que é um ingrediente que confere ardência ao paladar.

O molho tahine pode levar páprica, que é uma especiaria que também pode ser picante. No entanto, você pode ajustar a quantidade e o tipo de pimenta e páprica que você usar, ou até mesmo omiti-las, se você preferir um sabor mais suave. Você também pode adicionar outros ingredientes que amenizam a picância, como iogurte, coalhada, queijo ou mel.

Conclusão

O wrap de falafel é um prato delicioso, nutritivo e versátil, que pode ser consumido como lanche ou refeição. O wrap de falafel combina pão sírio ou tortilha com bolinhos de grão-de-bico fritos, salada fresca e molho tahine, criando uma explosão de sabores e texturas.

O wrap de falafel é vegano, ou seja, não contém nenhum ingrediente de origem animal, mas pode ser apreciado por qualquer pessoa que goste de uma comida saborosa e saudável.

O wrap de falafel pode ser feito em casa de forma simples e rápida, e pode ser variado de acordo com o seu gosto e criatividade. Neste artigo, mostramos 5 motivos para experimentar wrap de falafel, e como prepará-lo em casa. Esperamos que você tenha gostado, e que se anime a fazer o seu próprio wrap de falafel.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos, e deixe um comentário com a sua opinião e sugestões. Obrigado por ler, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *