Rigatoni à Puttanesca: Rigatoni com Molho de Tomate, Azeitonas e Alcaparras

Tempo de leitura: 4 minutos

Rigatoni à Puttanesca é um prato típico da culinária italiana, que consiste em massa rigatoni cozida e servida com um molho de tomate, azeitonas, alcaparras, anchovas e alho.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

O nome do prato vem da palavra italiana “puttana”, que significa “prostituta”, pois dizem que era um prato fácil e rápido de fazer pelas mulheres que trabalhavam nas ruas de Nápoles.

Neste artigo, vamos te ensinar como preparar um delicioso Rigatoni à Puttanesca, seguindo algumas dicas simples e práticas.

O que é Rigatoni?

Rigatoni é um tipo de massa seca, feita de farinha de trigo e água, que tem um formato cilíndrico e ranhuras na superfície.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Essas ranhuras ajudam a reter o molho e a dar mais sabor ao prato. Rigatoni é uma massa versátil, que pode ser usada com diversos tipos de molhos, como bolonhesa, carbonara, quatro queijos, entre outros.

Para cozinhar o rigatoni, basta seguir as instruções da embalagem, geralmente fervendo a massa em água salgada por cerca de 10 a 12 minutos, até ficar al dente, ou seja, macia por fora e firme por dentro.

Como fazer o molho de tomate, azeitonas e alcaparras?

O molho de tomate, azeitonas e alcaparras é a parte mais importante do Rigatoni à Puttanesca, pois é ele que dá o sabor característico do prato.

Para fazer esse molho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 4 dentes de alho picados
  • 8 filés de anchova picados
  • 1/4 de colher de chá de flocos de pimenta vermelha
  • 800 g de tomates pelados picados
  • 1/4 de xícara de azeitonas pretas sem caroço picadas
  • 2 colheres de sopa de alcaparras escorridas
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1/4 de xícara de salsa picada

O modo de preparo é simples:

  • Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio-alto. Adicione o alho, as anchovas e os flocos de pimenta vermelha e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até o alho dourar e as anchovas se dissolverem.
  • Adicione os tomates, as azeitonas e as alcaparras e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até o molho engrossar e reduzir um pouco.
  • Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture a salsa.

Como montar o prato?

Para montar o prato, você vai precisar de uma travessa grande e rasa, onde você vai colocar o rigatoni cozido e escorrido. Por cima, você vai espalhar o molho de tomate, azeitonas e alcaparras, cobrindo bem a massa. Se quiser, você pode polvilhar queijo parmesão ralado por cima, para dar um toque extra de sabor.

Leve a travessa ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, ou até o queijo derreter e o prato ficar bem quente. Sirva em seguida, acompanhado de uma salada verde e de um vinho tinto de sua preferência.

Quais são as variações do Rigatoni à Puttanesca?

O Rigatoni à Puttanesca é um prato que pode ser adaptado de acordo com o seu gosto e com os ingredientes que você tem em casa. Por exemplo, você pode substituir o rigatoni por outro tipo de massa, como penne, fusilli, espaguete, etc.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Você também pode variar o molho, usando outros tipos de tomates, como cereja ou seco, ou acrescentando outros ingredientes, como cogumelos, bacon, frango, atum, etc.

O importante é manter a base de azeite, alho, anchovas, azeitonas e alcaparras, que são os elementos essenciais do Rigatoni à Puttanesca.

Quais são as dúvidas comuns sobre o Rigatoni à Puttanesca?

Algumas dúvidas que podem surgir na hora de preparar o Rigatoni à Puttanesca são:

  • Posso usar anchovas em conserva ou frescas? Você pode usar as duas, mas as anchovas em conserva são mais práticas e fáceis de encontrar. Elas também têm um sabor mais intenso e salgado, que combina bem com o molho. As anchovas frescas devem ser limpas e dessalgadas antes de usar, e podem ter um sabor mais suave e delicado.
  • Posso usar azeitonas verdes em vez de pretas? Você pode usar as azeitonas que preferir, mas as pretas são mais tradicionais e têm um sabor mais forte e marcante, que contrasta bem com o doce dos tomates. As azeitonas verdes podem ser mais suaves e menos salgadas, e podem deixar o prato mais leve e fresco.
  • Posso usar alcaparras em sal ou em vinagre? Você pode usar as alcaparras que preferir, mas as em sal são mais tradicionais e têm um sabor mais intenso e picante, que realça o sabor do molho. As alcaparras em vinagre podem ser mais suaves e ácidas, e podem deixar o prato mais equilibrado e refrescante.

Conclusão

O Rigatoni à Puttanesca é um prato delicioso, fácil e rápido de fazer, que vai te levar para uma viagem gastronômica pela Itália.

Com poucos ingredientes, você pode preparar um molho de tomate, azeitonas e alcaparras, que vai dar um sabor incrível ao rigatoni cozido. Você pode variar o prato de acordo com o seu gosto e com os ingredientes que você tem em casa, mas não se esqueça dos elementos essenciais que fazem do Rigatoni à Puttanesca um prato único e especial.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer o Rigatoni à Puttanesca na sua casa. Deixe um comentário abaixo com a sua opinião e sugestões. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *