Rabo de Boi Estufado: Um Prato de Rabo de Boi Cozido Lentamente com Molho

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já provou rabo de boi estufado?

Essa é uma receita tradicional da culinária portuguesa, que consiste em cozinhar o rabo de boi em uma panela de pressão com vinho, tomate, cebola, alho, cenoura, louro e outros temperos.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

O resultado é uma carne macia, que se solta do osso, e um molho espesso e saboroso.

Neste artigo, vamos te mostrar como fazer rabo de boi estufado em casa, seguindo quatro passos simples e práticos.

Você vai ver que não é difícil preparar esse prato rico e nutritivo, que pode ser servido com batatas, arroz, massa ou pão.

Vamos começar?

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

O que é rabo de boi estufado?

Rabo de boi estufado, ou rabada, como é chamado no Brasil, é um prato feito com a cauda do boi cortada em pedaços e cozida em um caldo aromático.

O rabo de boi é uma carne que tem bastante gordura e colágeno, o que confere uma textura macia e úmida depois de cozida.

A origem dessa receita é incerta, mas acredita-se que ela tenha surgido na Europa medieval, quando os camponeses aproveitavam as partes menos nobres do animal para se alimentar.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Com o tempo, a receita foi se espalhando por diferentes países e ganhando variações de acordo com os ingredientes locais.

Em Portugal, o rabo de boi estufado é um prato típico da região do Alentejo, onde é conhecido como rabo de boi à alentejana.

Nessa versão, o rabo de boi é cozido com vinho tinto, tomate, cebola, alho, cenoura, louro e salsa. Em algumas receitas, também se adiciona bacon, chouriço ou linguiça para dar mais sabor.

Como fazer rabo de boi estufado?

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Para fazer rabo de boi estufado em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de rabo de boi cortado em pedaços
  • 500 ml de vinho tinto
  • 2 tomates picados
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 cenouras cortadas em rodelas
  • 2 folhas de louro
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite para refogar

Agora que você já tem todos os ingredientes, siga os passos abaixo para preparar o seu rabo de boi estufado:

  1. Tempere o rabo de boi com sal e pimenta-do-reino e reserve.
  2. Em uma panela de pressão, aqueça um pouco de azeite em fogo médio e doure os pedaços de rabo de boi por todos os lados. Retire o rabo de boi da panela e reserve.
  3. Na mesma panela, refogue as cebolas e o alho até ficarem macios. Adicione os tomates e deixe cozinhar até formar um molho. Junte o vinho tinto, o louro e a cenoura e misture bem.
  4. Volte o rabo de boi para a panela e cubra com água quente. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos depois que pegar pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Abra a panela e verifique se a carne está macia e se soltando do osso. Se necessário, deixe cozinhar mais um pouco sem pressão até atingir o ponto desejado.

Dicas para fazer um rabo de boi estufado perfeito

Agora que você já sabe como fazer rabo de boi estufado.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a deixar o seu prato ainda mais gostoso e suculento:

  • Escolha um rabo de boi fresco e limpo, que tenha uma boa quantidade de carne entre os ossos. Você pode pedir para o seu açougueiro cortar o rabo em pedaços do tamanho que você preferir.
  • Deixe o rabo de boi marinando no vinho tinto por algumas horas antes de cozinhar. Isso vai deixar a carne mais macia e saborosa, além de ajudar a tirar o cheiro forte do rabo de boi.
  • Cozinhe o rabo de boi em fogo baixo e com a panela tampada. Isso vai garantir que a carne fique macia e úmida, e que o molho fique espesso e aromático.
  • Se você quiser, pode engrossar o molho com um pouco de farinha de trigo ou amido de milho dissolvido em água. Basta adicionar essa mistura à panela depois que o rabo de boi estiver cozido e deixar ferver até engrossar.
  • Se você gostar, pode acrescentar outros ingredientes ao seu rabo de boi estufado, como batatas, ervilhas, azeitonas, cogumelos ou o que mais você preferir.

Outras receitas com rabo de boi

Se você gostou da receita de rabo de boi estufado, que tal experimentar outras receitas com rabo de boi?

Veja algumas sugestões abaixo:

  • Sopa de rabo de boi: cozinhe o rabo de boi em uma panela com água, sal, cebola, alho, cenoura, salsão, louro e pimenta-do-reino até a carne ficar macia. Desfie a carne e reserve. Coe o caldo e leve ao fogo novamente. Adicione macarrão, legumes picados ou o que mais você gostar e deixe cozinhar até ficar al dente. Sirva a sopa com a carne desfiada por cima.
  • Escondidinho de rabo de boi: cozinhe o rabo de boi em uma panela de pressão com vinho tinto, tomate, cebola, alho, louro e sal até a carne ficar macia. Desfie a carne e reserve. Cozinhe algumas batatas e amasse-as com leite, manteiga, sal e noz-moscada até formar um purê. Em um refratário untado, coloque uma camada de purê, uma camada de carne desfiada com um pouco do molho e outra camada de purê. Polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar.
  • Croquete de rabo de boi: cozinhe o rabo de boi em uma panela de pressão com vinho tinto, tomate, cebola, alho, louro e sal até a carne ficar macia. Desfie a carne e reserve. Em uma panela, derreta manteiga e adicione farinha de trigo. Mexa bem para formar um roux. Adicione leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Cozinhe até formar um creme espesso. Junte a carne desfiada e misture bem. Deixe esfriar e leve à geladeira por algumas horas. Modele os croquetes com as mãos ou com uma colher. Passe-os por farinha de rosca, ovo batido e farinha de rosca novamente. Frite-os em óleo quente até dourarem. Escorra em papel toalha e sirva.

Dúvidas frequentes sobre rabo de boi estufado

Ainda tem alguma dúvida sobre como fazer rabo de boi estufado?

Veja as respostas para algumas perguntas comuns sobre esse prato:

  • Posso usar outro tipo de carne além do rabo de boi? Sim, você pode usar outras carnes que sejam duras e tenham bastante gordura e colágeno, como costela, acém ou músculo. O modo de preparo é o mesmo da receita original.
  • Posso usar outro tipo de vinho além do tinto? Sim, você pode usar vinho branco ou rosé para cozinhar o rabo de boi. O sabor vai ficar um pouco diferente, mas ainda assim delicioso.
  • Posso congelar o rabo de boi estufado? Sim, você pode congelar o rabo de boi estufado depois de cozido e esfriado. Guarde-o em um recipiente fechado e leve ao freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o na geladeira de um dia para o outro e depois aqueça-o em uma panela em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Rabo de boi estufado

Conclusão

Rabo de boi estufado é um prato delicioso, nutritivo e fácil de fazer em casa.

Você só precisa de rabo de boi, vinho tinto, tomate, cebola, alho, cenoura, louro e sal para preparar essa receita tradicional da culinária portuguesa.

Siga os nossos passos e dicas e surpreenda seus convidados com uma carne macia, que se solta do osso, e um molho espesso e saboroso.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido como fazer rabo de boi estufado. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe-nos saber abaixo. Nós adoraríamos ouvir a sua opinião. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *