Pita de Falafel: Pãezinhos Recheados com Bolinhos de Falafel, Salada e Molho de Tahini

Tempo de leitura: 9 minutos

Você já provou a pita de falafel, um dos sanduíches mais populares e saborosos do Oriente Médio? A pita de falafel é feita com pãezinhos macios e redondos, chamados de pita ou pão sírio, recheados com bolinhos de falafel, salada e molho de tahini.

O falafel é um bolinho frito feito com grão de bico ou fava moídos, temperados com alho, cebola, salsa, coentro, cominho e sal. A salada pode ser feita com alface, tomate, pepino, cebola roxa, salsa e hortelã. O molho de tahini é um molho cremoso feito com pasta de gergelim, suco de limão, alho, sal e água.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

A pita de falafel é um prato vegano, rico em proteínas, fibras e nutrientes. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer a pita de falafel em casa, além de dar algumas dicas e sugestões para variar o seu cardápio. Vamos lá?

O que é a pita de falafel?

A pita de falafel é um sanduíche originário da região do Levante, que abrange países como Líbano, Síria, Jordânia, Palestina e Israel. Ela é considerada uma comida de rua típica desses países, mas também é consumida em outros lugares do mundo, como Europa, América e Ásia.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

A pita de falafel é feita com pãezinhos macios e redondos, chamados de pita ou pão sírio, que são cortados ao meio e abertos em forma de bolsa. Dentro da bolsa são colocados os bolinhos de falafel, que são fritos na hora e crocantes por fora e macios por dentro. Os bolinhos são cobertos com salada fresca e crocante, feita com alface, tomate, pepino, cebola roxa, salsa e hortelã.

Por cima da salada é regado o molho de tahini, que é um molho cremoso e levemente amargo, feito com pasta de gergelim, suco de limão, alho, sal e água. A pita de falafel é um sanduíche delicioso e nutritivo, que pode ser servido como café da manhã, almoço ou jantar.

Como fazer a pita de falafel?

Fazer a pita de falafel em casa é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e de uma frigideira com óleo.

Veja o passo a passo:

  • Para fazer o falafel: coloque o grão de bico ou a fava secos em uma tigela grande e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 12 horas ou durante a noite. Escorra a água e transfira os grãos para um processador ou liquidificador. Adicione o alho picado ou amassado, a cebola picada bem fina, a salsa picada, o coentro picado (opcional), o cominho em pó, o sal e a pimenta do reino a gosto. Processe até obter uma massa grossa e homogênea. Se a massa estiver muito seca ou mole demais para modelar os bolinhos, adicione um pouco de água ou de farinha de trigo, respectivamente.
  • Modele os bolinhos com as mãos úmidas em forma de bolinhas ou discos do tamanho que desejar. Você pode fazer o falafel grande ou pequeno, dependendo de como vai servir. Aqueça uma frigideira grande com bastante óleo em fogo médio-alto. Frite os bolinhos em pequenas porções por cerca de 5 minutos, virando na metade do tempo, até que fiquem bem dourados e crocantes. Escorra o excesso de óleo em papel toalha.
  • Para fazer o molho de tahini: em uma tigela pequena, coloque a pasta de gergelim, o suco de limão, o alho amassado ou ralado, o sal e a água. Misture bem com um garfo ou um batedor de arame até obter um molho cremoso e liso. Se o molho estiver muito grosso ou fino demais, ajuste a consistência com mais água ou pasta de gergelim, respectivamente.
  • Para montar a pita de falafel: aqueça os pães pita ou pão sírio em uma frigideira seca ou no forno por alguns segundos, até que fiquem macios e flexíveis. Corte os pães ao meio e abra-os em forma de bolsa. Dentro de cada bolsa, coloque alguns bolinhos de falafel, salada de alface, tomate, pepino, cebola roxa, salsa e hortelã picados, e regue com o molho de tahini a gosto. Você pode adicionar outros ingredientes ao seu recheio, como queijo feta, azeitonas, picles, coalhada seca ou molho picante.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Dicas para fazer a melhor pita de falafel

Para fazer a melhor pita de falafel, siga estas dicas:

  • Use grão de bico ou fava secos e não enlatados para fazer o falafel. Os grãos enlatados contêm muita água e podem deixar os bolinhos moles e desmanchando na hora de fritar.
  • Não cozinhe os grãos depois de deixá-los de molho. Isso também pode deixar os bolinhos moles e desmanchando na hora de fritar. Basta escorrer a água e processá-los crus.
  • Não processe os grãos demais. Isso pode deixar os bolinhos pastosos e sem textura. Processe-os apenas até obter uma massa grossa e homogênea, que ainda tenha alguns pedaços pequenos dos grãos.
  • Não faça os bolinhos muito grandes ou muito pequenos. Os bolinhos muito grandes podem ficar crus por dentro e os muito pequenos podem ficar secos por fora. O tamanho ideal é cerca de 3 a 4 centímetros de diâmetro.
  • Não frite os bolinhos em óleo frio ou quente demais. Frite-os em óleo quente, mas não fumegante, para que fiquem dourados por fora e cozidos por dentro. Se o óleo estiver frio, eles podem absorver muito óleo e ficar encharcados. Se o óleo estiver quente demais, eles podem queimar por fora e ficar crus por dentro.
  • Use pão pita ou pão sírio frescos e macios para fazer a pita de falafel. Você pode comprar os pães prontos no supermercado ou na padaria, ou fazer os seus próprios em casa com farinha, fermento, água, sal e açúcar.
  • Varie o recheio da sua pita de falafel de acordo com o seu gosto e o que tiver na geladeira. Você pode usar outros tipos de salada, como rúcula, espinafre, cenoura ralada ou repolho roxo. Você também pode usar outros tipos de molho, como maionese, ketchup, mostarda ou molho barbecue.

Sugestões de pratos parecidos com a pita de falafel

A pita de falafel é um prato delicioso e versátil que pode ser adaptado para diferentes paladares e ocasiões.

Aqui estão algumas sugestões de pratos parecidos com a pita de falafel que você pode experimentar:

  • Pita de shawarma: é um sanduíche feito com pão pita recheado com carne de frango, boi ou cordeiro assada em um espeto vertical, salada e molho de alho ou tahini. É um prato típico da culinária árabe, que pode ser encontrado em vários países do Oriente Médio e do mundo.
  • Pita de hummus: é um sanduíche feito com pão pita recheado com hummus, que é uma pasta de grão de bico cozido, tahini, limão, alho e sal. É um prato vegano e nutritivo, que pode ser servido com salada, azeitonas, picles ou molho picante.
  • Pita de kafta: é um sanduíche feito com pão pita recheado com kafta, que são espetinhos de carne moída temperada com cebola, salsa, hortelã, sal e pimenta. É um prato tradicional da culinária libanesa, que pode ser servido com salada, batatas fritas ou molho de iogurte.
  • Pita de falafel assado: é uma versão mais saudável da pita de falafel, feita com bolinhos de falafel assados no forno em vez de fritos no óleo. É um prato ideal para quem quer reduzir as calorias e as gorduras da sua alimentação, sem perder o sabor e a textura do falafel.

Dúvidas comuns sobre a pita de falafel

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer a pita de falafel?

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Veja se a sua pergunta está entre as mais frequentes:

  • Posso usar farinha de rosca em vez de pão ralado para fazer o falafel? Sim, você pode usar farinha de rosca em vez de pão ralado para fazer o falafel, mas o resultado pode ser diferente. A farinha de rosca pode deixar os bolinhos mais compactos e menos aerados do que o pão ralado. O ideal é usar pão ralado caseiro feito com pão amanhecido ou torrado no liquidificador ou processador.
  • Posso usar pasta de amendoim em vez de tahini para fazer o molho? Não recomendamos usar pasta de amendoim em vez de tahini para fazer o molho, pois o sabor e a textura são muito diferentes. A pasta de amendoim é mais doce e mais espessa do que o tahini, que é mais amargo e mais líquido. O tahini é um ingrediente típico da culinária oriental, que pode ser encontrado em lojas especializadas ou feito em casa com sementes de gergelim torradas e óleo vegetal no liquidificador ou processador.
  • Posso fazer a pita de falafel sem glúten? Sim, você pode fazer a pita de falafel sem glúten, usando ingredientes adequados para celíacos ou intolerantes ao glúten. Você pode usar farinha de grão de bico ou farinha sem glúten para fazer o pão pita ou comprar pães sem glúten prontos no supermercado ou na padaria. Você também pode usar farinha de grão de bico ou farinha sem glúten para fazer o falafel ou comprar bolinhos sem glúten prontos no supermercado ou na padaria.

PITA DE FALAFEL

Conclusão

A pita de falafel é um sanduíche delicioso e nutritivo feito com pãezinhos macios e redondos recheados com bolinhos de falafel, salada e molho de tahini. É um prato vegano, rico em proteínas, fibras e nutrientes, originário da região do Levante. Neste artigo, nós te ensinamos como fazer a pita de falafel em casa, além de dar algumas dicas e sugestões para variar o seu cardápio.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido a fazer a pita de falafel, um dos sanduíches mais populares e saborosos do Oriente Médio. Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão, deixe-nos saber nos comentários abaixo. Nós adoraríamos ouvir a sua opinião e as suas experiências com a pita de falafel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *