Lagosta ao Thermidor: Lagosta Cozida com Molho Cremoso e Gratinada

Tempo de leitura: 5 minutos

Lagosta ao thermidor é um prato clássico da culinária francesa, que consiste em lagosta cozida com um molho cremoso e gratinada no forno.

É uma receita sofisticada e saborosa, que pode impressionar os seus convidados em uma ocasião especial. Neste artigo, você vai aprender como preparar essa delícia em casa, seguindo algumas dicas simples e práticas.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

O que é Lagosta ao Thermidor?

Lagosta ao thermidor é um prato que surgiu no século XVIII, na França, e que leva o nome de um mês do calendário revolucionário francês.

A receita original era feita com carne de lagosta picada, misturada com um molho branco à base de manteiga, farinha, leite, mostarda, conhaque e queijo gruyère. Depois, a mistura era colocada de volta na casca da lagosta e levada ao forno para gratinar.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Hoje em dia, existem diversas variações da receita, que podem incluir outros ingredientes, como cogumelos, creme de leite, vinho branco, ervas e outros tipos de queijo.

O importante é manter o sabor delicado e rico da lagosta, que é o protagonista do prato.

Como Escolher e Limpar a Lagosta?

Para preparar uma lagosta ao thermidor de qualidade, é preciso escolher uma lagosta fresca e limpa. Você pode comprar a lagosta viva ou congelada, mas evite as que já estão cozidas, pois elas podem perder o sabor e a textura.

Se você optar pela lagosta viva, certifique-se de que ela esteja bem ativa e com as antenas intactas.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Para limpar a Lagosta, você vai precisar de uma tesoura de cozinha, uma faca afiada e uma tábua. Siga os seguintes passos:

  • Coloque a lagosta em uma panela grande com água fervente e sal, e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até que a casca fique vermelha.
  • Retire a lagosta da panela e deixe esfriar um pouco.
  • Corte a lagosta ao meio, no sentido do comprimento, e retire a carne da cauda e das pinças, reservando a casca.
  • Remova o intestino, que é uma linha preta que corre ao longo da cauda, e descarte.
  • Corte a carne da lagosta em pedaços pequenos e reserve.

Como Fazer o Molho Cremoso?

O molho cremoso é a parte mais importante da lagosta ao thermidor, pois é ele que vai dar o sabor e a cremosidade ao prato.

Existem várias formas de fazer o molho, mas uma das mais simples e tradicionais é a seguinte:

  • Em uma panela, derreta 2 colheres de sopa de manteiga e adicione 2 colheres de sopa de farinha, mexendo bem para formar um roux.
  • Aos poucos, adicione 2 xícaras de leite, mexendo sempre para evitar grumos.
  • Tempere com sal, pimenta, noz-moscada, 1 colher de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de conhaque.
  • Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar.
  • Desligue o fogo e adicione 1 xícara de queijo gruyère ralado, misturando bem até derreter.

Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real

 

Como Montar e Gratinar a Lagosta ao Thermidor?

Depois de fazer o molho, é hora de montar e gratinar a lagosta ao thermidor. Você vai precisar de um refratário grande e untado, e de um forno pré-aquecido a 180°C.

Siga os seguintes passos:

  • Em uma tigela, misture a carne da lagosta com metade do molho cremoso, e recheie as cascas da lagosta com essa mistura.
  • Coloque as cascas recheadas no refratário, e cubra com o restante do molho.
  • Polvilhe mais queijo gruyère ralado por cima, e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até dourar.
  • Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco, salada verde ou batatas cozidas.

Quais são as Outras Opções de Lagosta ao Forno?

Se você gostou da ideia de preparar uma lagosta ao forno, mas quer variar um pouco a receita, existem outras opções que você pode experimentar.

Por exemplo:

  • Lagosta ao Molho de Tomate: substitua o molho branco por um molho de tomate caseiro, temperado com alho, cebola, manjericão e orégano. Adicione azeitonas pretas e queijo parmesão ralado para dar um toque especial.
  • Lagosta ao Alho e Limão: tempere a carne da lagosta com sal, pimenta, alho picado, suco e raspas de limão, e azeite. Coloque de volta na casca e leve ao forno por 10 minutos. Decore com salsinha picada e sirva com pão torrado.
  • Lagosta ao Curry: faça um molho com creme de leite, curry em pó, sal, pimenta e coentro picado. Misture com a carne da lagosta e recheie as cascas. Leve ao forno por 15 minutos e sirva com arroz basmati.

Quais são as Dúvidas Comuns sobre Lagosta ao Thermidor?

Algumas das dúvidas mais comuns que as pessoas têm sobre lagosta ao thermidor são:

  • Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar o queijo de sua preferência, desde que seja um queijo que derreta bem e combine com o sabor da lagosta. Algumas sugestões são emmental, gouda, prato ou cheddar.
  • Posso usar outro tipo de crustáceo? Sim, você pode substituir a lagosta por camarão, caranguejo, lagostim ou siri, seguindo o mesmo modo de preparo. Apenas ajuste o tempo de cozimento de acordo com o tamanho e a espessura do crustáceo escolhido.
  • Posso fazer a Lagosta ao thermidor com antecedência? Sim, você pode fazer a lagosta ao thermidor com até um dia de antecedência, e guardar na geladeira, coberta com papel-alumínio. Na hora de servir, basta levar ao forno para aquecer e gratinar.

Lagosta ao thermidor

Conclusão

Lagosta ao thermidor é um prato delicioso e requintado, que pode ser feito em casa com facilidade, seguindo algumas dicas simples.

Você só precisa escolher uma lagosta fresca e limpa, fazer um molho cremoso e saboroso, e levar ao forno para gratinar.

Você pode variar a receita, usando outros ingredientes, como cogumelos, vinho branco, ervas e outros tipos de queijo.

Você também pode experimentar outras opções de lagosta ao forno, como lagosta ao molho de tomate, lagosta ao alho e limão, ou lagosta ao curry.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire para preparar uma lagosta ao thermidor na sua próxima refeição.

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa sobre esse prato maravilhoso. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *