Tempo de leitura: 4 minutos
Ganhar dinheiro como escritor(a) é algo que muitas pessoas buscam. Porém, nem todos já encontram esse caminho.
Eu mesma sou uma dessas pessoas que somente após um tempo, consegui trabalhar nessa área.
Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real
Por isso, hoje vou falar um pouco sobre como descobri que podia ganhar dinheiro como escritora freelancer.
O que precisa?
Antes disso, vamos falar sobre o que é necessário antes de realmente investir nessa área.
Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real
Para ser uma escritor(a) ou redator(a) freelancer é preciso, primeiramente, muito amor pelo trabalho da escrita.
A pessoa deve gostar muito de escrever, e de preferência, ter criatividade para criar histórias e roteiros, principalmente quando se trata de escrita de estórias de ficção.
Além disso, não é preciso somente a paixão pela escrita: A pessoa também precisa buscar aperfeiçoar sua escrita.
E aqui falamos primeiramente da questão de gramática e ortografia, pois sabemos que isso é muito importante para o sucesso de um bom escritor.
Além disso, também é importante entender um pouco sobre técnicas de escrita, justamente para deixar o texto mais interessante e atrativo.
Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real
Quanto mais você conseguir reter a atenção do leitor melhor. Isso pode acontecer através do uso de gatilhos mentais como curiosidade, como também ao agregar máximo valor para o leitor, especialmente quando se trata de texto informativo.
Por fim, é ideal também que a pessoa escolha a área e nicho que pretende trabalhar como redator ou escritor: se é para textos de blog, se é escrevendo ficção, se é escrevendo textos publicitários, entre outros.
Como eu descobri?
Agora vamos para parte de como eu descobri que podia ganhar dinheiro como escritora freelancer.
Junte-se ao nosso Grupo WhatsApp para Receitas Deliciosas em Tempo Real
Eu estava pesquisando sobre formas de ter uma renda extra e essa foi uma das sugestões que eu li: Escritora Freelancer.
Na hora, gostei muito da ideia, e por isso, comecei a pesquisar muito sobre o assunto e como me tornar uma escritora freelancer.
Vi vários textos, blogs, livros e cursos explicando sobre e assim descobri que isso era algo mais simples e comum do que eu imaginava.
Desde então, tenho me dedicado cada vez mais em ajudar outras pessoas a também realizarem essa vontade, e por isso, vou falar mais sobre como conseguir os primeiros clientes e sobre como é o trabalho de escritora freelancer.
Como eu consegui clientes?
Para conseguir clientes como escritora freelancer, é ideal que antes você tenha um portfólio, ou seja, algumas amostras de trabalho para mostrar para seus potenciais clientes.
Para isso, você pode fazer textos por si só de temas que gosta para acrescentar ao seu portfólio.
Outra sugestão é se oferecer para fazer alguns trabalhos de graça ou a um preço reduzido em troca de poder usar esses trabalhos no portfólio.
Após isso, você pode conseguir seus primeiros trabalhos de 2 formas mais rápidas:
Oferecer o seu trabalho em grupos de redatores e escritores no Facebook
Entrar em plataformas de serviços Freelancers – como Workana, 99 freelas – e enviar propostas para os projetos disponíveis.
Essas duas formas são muito certo e muita gente fatura muito e consegue ótimos clientes e bons ganhos somente usando esses métodos.
Não se esqueça de enviar seu portfólio para os clientes que solicitarem, pois isso pode te dar um diferencial a mais e eles já podem analisar a qualidade do seu trabalho.
Como é o trabalho de escritora freelancer?
O trabalho de escritora freelancer é, para quem gosta dessa área algo ótimo.
Isso porque é um trabalho que permite a flexibilidade de horários e local de trabalho.
Então, além de você mesma definir o valor do seu trabalho, você também pode escolher qual o seu horário de trabalho e de onde irá escrever seus textos.
Fazer o que ama de onde e quando quiser é algo ótimo e por isso, cada vez mais as pessoas estão optando por serem freelancers, inclusive escritores e redatores.
Além disso, além de trabalhar para os outros, você pode trabalhar para si mesma, tendo um blog próprio, ou escrevendo seu próprio livro ou e-book.
Desta forma, você pode criar ativos, renda passiva e faturar ainda mais com a sua escrita!
Pronto! Agora você já sabe como descobri que podia ganhar dinheiro como escritora freelancer! Espero que este artigo tenha te ajudado!